
Rede Privada 5G e Inteligência Artificial: Revolucionando a prevenção ambiental no combate à incêndios.
Com as queimadas continuando a atingir o Canadá, uma nova tecnologia – incluindo o uso de inteligência artificial – pode ajudar os corpos de bombeiros a combater incêndios florestais em minutos após iniciarem.
A parceria entre as empresas de tecnologia SenseNet, localizada em Vancouver, e Rogers está trazendo a tecnologia para comunidades do oeste do Canadá.
“Nossa tecnologia é uma combinação de diferentes tipos de tecnologia, incluindo sensores, câmeras, satélites e sistema de IA”, explica Hamed Noori, CEO da SenseNet. “E usando as câmeras e sensores, nós conseguimos detectar o incêndio bem no seu início. E integrando com os outros, conseguimos prever o comportamento do fogo.”
A tecnologia, alimentada pela rede 5G da Rogers, funciona com sensores de detecção e câmeras. Se qualquer coisa é captada, a informação é analisada por IA e logo enviada como alerta para o corpo de bombeiros.
“A nova tecnologia vai ajudar os bombeiros na Colúmbia Britânica (distrito do Canadá) e em Alberta a detectar incêndios florestais com antecedência”, disse Tony Staffieri, presidente e CEO da Rogers. “Essa tecnologia já é utilizada em Vernon nos últimos anos, ajudando os bombeiros a apagar essas chamas mais rápido”.
“Nós conseguimos detectar incêndios muito rápido”, acrescentou Noori. “Na verdade, nossa tecnologia é a mais rápida em escala global. No último ano, o governo federal do Canadá fez um teste na cidade de Vernon, onde eles começaram um incêndio e nós conseguimos detectar o fogo após 36 segundos. O corpo de bombeiros pode enviar uma equipe antes que saia do controle.”
Staffieri disse que o aquecimento global tem piorado a “intensidade e frequência de incêndios florestais”.
“Infelizmente, é provável que aumente exponencialmente nos próximos anos”, completou. “Então, na Rogers, nós estamos tentando trazer o que nós podemos oferecer, que é uma rede móvel 5G com mais apoio de satélites para conectar todos esses aparelhos à comunidades, a fim de detectar e prevenir incêndios florestais”.
A tecnologia está a caminho de 10 comunidades pelo Canadá, começando com Sparwood e Willowvale na Colúmbia Britânica. Diversas outras comunidades em Alberta também vão receber essa tecnologia, como: Jasper, Grande Prairie, Christina Lake, Marmot Mountain, Peerless Lake, Pelican Mountain, Wabasca-Desmarais e Wood Buffalo.
As câmeras e sensores serão alocados no início da primavera de 2025, com o plano de levar a tecnologia para as outras comunidades pelo país ao longo dos próximos anos.
A Rogers é uma empresa associada do CityNews.
Texto traduzido do CityNews: Citytv da Rogers Sports & Media